sexta-feira, 28 de abril de 2017

"O VOO DA LIBERDADE"

Do Dragão e de Alvalade,
sem parar de noite e dia
a Águia querem matar,
para a Luz fazem pontaria
não lhe conseguem acertar
porque ela em liberdade
mais alto continua a voar!

Não sei cantar não canto,
não sou pássaro de gaiola
sou um homem do campo
não sofro por causa da bola.

Eu sei separar o joio do trigo,
para o pão ter mais qualidade
as minhas unhas não roo, digo,
para as cortar tenho habilidade.

 Com esse dom nasceu,
para pontapear a bola
 quem mais do que eu
 pressa tem, vá embora.

 Perdem a compostura,
quando estão assanhados
pela bola há quem discuta
com os ânimos exaltados!

Nessa não me vejo,
fazendo triste figura
eu nasci no Alentejo
 no tempo da ditadura.

Outrora a farfalhuda,
agora nas bordas pelada
não passa fome tem fartura
sem obstáculos à entrada!

Sendo a vida mais bela,
vivida com amor e ternura
são tão lindos os olhos dela
sem lágrimas de amargura!
(Edumanes)

11 comentários:

  1. Tu metes bolas, metes politiqueiros, metes Liberdade, metes coisas farfalhudas, tu és um poeta alentejano que mete tudo! O que é que te falta meter compadri?
    Arranja espaço para um abraço da minha Figueira.

    ResponderEliminar
  2. Gostei amigo Eduardo. No futebol ou na rua. Viva a Liberdade.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Seja onde for a liberdade é nosso maior desejo. E viva a liberdade
    Beijos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Sem liberdade tudo se torna cinzento tanto na vida como no futebol.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  5. Isto é o verdadeiro 3 em 1!
    Parabéns pela habilidade e Bom Fim de Semana!

    ResponderEliminar
  6. E viva o SLB. E que seja de novo campeão.
    Magnífico poema, gostei imenso.
    Bom fim de semana, caro amigo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Ah, amo suas rimas!
    São música, sabes cantar!

    Tenho certeza, aqui do Brasil, que é uma história viva e bonita em/do Alentejo!

    Beijos =)

    ResponderEliminar
  8. Liberdade​ liberdade quem a tem chama de sua
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  9. Caro amigo poeta Eduardo, passando por aqui para apreciar estes belos versos. Um abraço daqui do sul do Brasil. Tenhas uma linda semana.

    ResponderEliminar
  10. Oi Eduardo! Passando para apreciar mais um dos teus belos poemas. A liberdade é um dos nossos direitos que jamais deverá ser confiscado.

    Abraços,

    Furtado

    ResponderEliminar
  11. Sempre inspirado, lindo poema!
    Um abraço
    Maria

    ResponderEliminar