segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

"NAS BORDAS DO CAMINHO"

Dei um ai entre dois montes, responderam as montanhas,
quando no mês de Outubro, no Alentejo, fui à feira de Castro,
nas bordas do caminho um castanheiro carregado de castanhas
 até transbordar, deram para encher mais de um canastro!

Cruzei-me com uma moça morena,
a qual para mim de esguelha olhou
quando vi caída no chão uma pena
dos olhos uma lágrima se libertou!

Em cima da pena foi caiu,
estatelada junto dela ficou
nunca mais ninguém a viu
se calhar o vento a levou?

O passarinho lá voltou,
em busca da sua pena
quando a viu contente ficou
nas mãos de moça morena.

Lá estava a bela garota,
sentada em cima dum torrão
vestida tinha a blusa rota
no peito junto do coração!

Que lhe a devolvia,
a bela moça prometeu
 ao som de uma melodia
o passarinho agradeceu!
(Edumanes)

23 comentários:

  1. Respostas
    1. Na poesia progredindo,
      obrigado pela sua visita
      seja alegremente sorrindo
      amiga, feliz toda a sua vida!

      Eliminar
  2. A moça não faço ideia quem possa ser, mas o passarinho era um rouxinol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres adivinhar, o nome do passarinho,
      não sei dizer se seria ou não um rouxinol
      estou aqui imaginando que preso no anzol
      dela, estaria lá muito bem aconchegadinho!

      Eliminar
  3. Era um ouriço da castanha
    À procura do ninho da carriça
    Levava uma fome tamanha
    Que lhe trincou a chouriça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela era pura, não era leviana,
      de nacionalidade portuguesa
      de coração ela era alentejana
      tinha o corpo coberto beleza!

      Eliminar
  4. Gostei bastante. Mas o tempo das castanhas já acabou.kkkk


    Votos de uma óptima segunda feira.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo das castanhas acabou,
      p'rô ano elas estarão de volta
      e o seu comentário me agradou
      digo, muito obrigado sem batota!

      Eliminar
  5. Não andaria o passarinho à procura da passarinha da morena?
    Um abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez esteja certo,
      se bem o entendo eu
      pensamento correcto
      sem duvidas é o seu!

      Eliminar
  6. Obrigado pela sua visita,
    eu lhe estou agradecendo
    seja feliz toda a sua vida
    desgostos nunca sofrendo!

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Ainda bem que Andreia gostou,
      por isso eu aqui estou contente
      como o passarinho que recuperou
      a sua pena com ela voou levemente!

      Eliminar
  8. O passarinho ficou feliz e certamente a menina também ao ouvir a melodia.
    Lindo como sempre.
    Um abraço
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Maria está imaginando,
      de que o passarinho ficou feliz
      com a sua pena levemente voando
      no céu azul deste maravilhoso país!

      Eliminar
  9. O meu amigo tem uma sensibilidade muito apurada.
    E faz-nos ter o prazer de partilhar essa imaginação.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só perguntando ao meu coração,
      caro amigo poeta Pedro Coimbra,
      a vida bem vivida com imaginação
      não sei quanto tempo resta ainda?

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Aqui neste mundo onde vivo,
      ainda não virado ao contrário
      caro amigo Francisco, eu digo
      obrigado pelo seu comentário!

      Eliminar
  11. Poema alentejano. A graça da Garça, cantando
    .
    Poema: * Amor ... ou castigo do coração? *
    .
    Deixando votos de um dia muito feliz
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes ela é sofrida,
      vida não é pandemônio
      obrigado pela sua visita
      caro poeta Gil António!

      Eliminar
  12. Caro amigo poeta Eduardo, vejo o amigo tem preferência pelas moças morenas, mas por certo não deprecia as loiras, as ruivas...
    Um abração daqui do sul do Brasil. Tenhas uma boa noite, um boa semana, um bom ano e uma boa vida.

    ResponderEliminar