quinta-feira, 26 de maio de 2011

A MAIOR DOR HUMANA

                                           SONETO A VIRGEM

                         Ó Virgem!  eu vi Job leproso em seu lameiro,
                         torcido que carvalho a que o tufão arraste,
                    exclamar na aflição - Maltito o homem primeiro!
                      Maltito o ventre, ó Mãe, em que tu me geraste!

                      Ó Virgem! eu vi Cristo amarrado ao madeiro,
                       como o branco marfim ou lírio roxo na haste,
                        suspirar num sol-pôr magoado e derradeiro:
               - Ó meu Deus! Ó meu Deus! porque Me abandonaste?

                    Ó Virgem, vi Raquel chorando os filhos mortos,
                      errante, esguedelhada, olhos doidos, absortos,
                           pelas serras, à lua, encher Judeia de ais,

                   Mas vi-te, ó Mãe, depois ao teu morto estreitada,
                 branca, sem cor, sem voz, feita em pedra pasmada,
                           e a soluçar uivei: - Tu é que sofres nais!

                                         GOMES LEAL.

9 comentários:

  1. Edumanes

    Cântico de dor e de muito Amor no reconhecimento que a Mãe abarca o fardo mais pesado.


    Abraços
    SOL da Esteva

    http://acordarsonhando.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Edumanes, maravilhoso. O amor é festa e alegria que comporta lágrimas...
    abraços com carinho, jorge bichuetti
    www.jorgebichuetti.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Bom dia poeta!adorei o versinho...o meu blog é engraçado?ou a dona dele é uma piada?rsrs!

    Que bom que gostou da Valsa...eu gosto de tudo quanto dança...desde as clássicas...as mais moderna..só não gosto de Fank!

    vi no seu perfil que gosta de musicas dos anos 60 eu também adoro...mais adiante estarei colocando uma então...pois sempre gosto de colocar postes dançantes...

    Vc não estar conseguindo comentar com a conta também?
    espero que se resolva logo isto por aqui...

    enquanto não resolve pode usar a opção NOME/URL dai vc coloca o seu nome e o seu link daí sai seu endereço..eu estou fazendo uma magiquinha aqui e estou conseguindo que saia com minha conta...

    Bom dia poeta!adorei o versinho...o meu blog é engraçado?ou a dona dele é uma piada?rsrs!

    Que bom que gostou da Valsa...eu gosto de tudo quanto dança...desde as clássicas...as mais moderna..só não gosto de Frank!

    vi no seu perfil que gosta de musicas dos anos 60 eu também adoro...mais adiante estarei colocando uma então...pois sempre gosto de colocar postes dançantes...

    Vc não estar conseguindo comentar com a conta também?
    espero que se resolva logo isto por aqui...

    enquatdo não resolve pode usar a opção NOME/URL dai vc coloca o seu nome e o seu link daí sai seu endereço..eu estou fazendo uma magiquinha aqui e estou conseguindo que saia com minha conta...

    Feliz final de semana!até!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia poeta!adorei o versinho...o meu blog é engraçado?ou a dona dele é uma piada?rsrs!

    Que bom que gostou da Valsa...eu gosto de tudo quanto dança...desde as clássicas...as mais moderna..só não gosto de Fank!

    vi no seu perfil que gosta de musicas dos anos 60 eu também adoro...mais adiante estarei colocando uma então...pois sempre gosto de colocar postes dançantes...

    Vc não estar conseguindo comentar com a conta também?
    espero que se resolva logo isto por aqui...

    enquanto não resolve pode usar a opção NOME/URL dai vc coloca o seu nome e o seu link daí sai seu endereço..eu estou fazendo uma magiquinha aqui e estou conseguindo que saia com minha conta...

    Bom dia poeta!adorei o versinho...o meu blog é engraçado?ou a dona dele é uma piada?rsrs!

    Que bom que gostou da Valsa...eu gosto de tudo quanto dança...desde as clássicas...as mais moderna..só não gosto de Frank!

    vi no seu perfil que gosta de musicas dos anos 60 eu também adoro...mais adiante estarei colocando uma então...pois sempre gosto de colocar postes dançantes...

    Vc não estar conseguindo comentar com a conta também?
    espero que se resolva logo isto por aqui...

    enquatdo não resolve pode usar a opção NOME/URL dai vc coloca o seu nome e o seu link daí sai seu endereço..eu estou fazendo uma magiquinha aqui e estou conseguindo que saia com minha conta...

    Feliz final de semana!até!

    ResponderEliminar
  5. Afffffff!foi duas veses!desculpa!

    agora vou te enviar como te falei!

    ResponderEliminar
  6. Vui?vc não precisa comentar como anomimo...assim sai o seu nome e seu endereço...mas eu prefiro com a conta...gosto de falar com as pessoas olhando no olho.
    só não queira me ver eu com carinha de brava!eheh!
    Atéeeeee!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. ..Tá bom então nada de carinha de ...deu quase certo lá!o seu nome apareceu...mas seu link não!

    vc colocou assim?

    vc clica na opção NOME/URL
    daí vai abrir editar perfil

    daí está lá:


    Nome:edunames
    URL: http://nascinoalentejo.blogspot.com

    aí clica em continuar e vai dar certo...sai o seu nome e link!

    Agora deixa eu voltar para a faxina que estou fazendo em casa!
    Valsa a esta hora só se for para bailar com a vassoura!
    Até!

    ResponderEliminar
  8. Afff!entrei agora na net para dar uma espiadinha...e vi o seu poeminha lá amigo...

    não entendi!não seja agressiva Sandrinha!eu posso ter até mau humor as veses...mas não sou agressiva com ninguém!

    E muito menos fui com vc!teu poema anterior também é muito belo...que mulher não gostária de recebe-lo...
    te agradeço o carinho...mas meu marido acho que não gostária de ver isto né?

    Sou brincalhona sim!trato todos com carinho e respeito seja mulher ou homem...

    Não entendi o seu ultimo cometário!

    Tudo de bom para vc amigo!Deus te abençoe!

    ResponderEliminar