quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

"O REGRESSO"

Por ter terminado a comissão de serviço de 2 anos, + mata-bicho de 4 meses, no norte de Moçambique, integrado no Batalhão de Caçadores 598, em defesa da permanência portuguesa e seus valores em África! Há meio século estava, eu, viajando de Metangula, via Vila Cabral, Catur, Nova Freixo, Nampula, destino  Nacala. Onde embarquei no Navio Vera Cruz, com destino à Metrópole. Faz amanhã dia 11 de Fevereiro 50 anos, 1966. Tendo chegado a Lisboa dia 1 de Março desse mesmo ano!

Recordo esse dia com tristeza,
pelos que foram e não voltaram,
em defesa da Nação Portuguesa.
Com alegria recordo com certeza
 pelos que como eu regressaram!
(Edumenes)

4 comentários:

  1. Ainda hoje estão a sofrer por uma guerra que não compraram, para a qual foram obrigados a ir, e são completamente desprezados pelos sucessivos governos com se eles fossem os culpados.
    Ainda há dias a minha médica me disse que tem vários doentes na faixa etária dos 70 com stress de guerra. Alguns em estado grave, a receber tratamento psiquiátrico.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. E já lá vão 50 anos o tempo voa não é meu amigo?
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo Eduardo, com certeza uma data festiva, digo de regozijo e de ação de graças pelo retorno com vida de uma guerra. Guerras, há, as guerras. Aqui já tivemos algumas, inclusive, guerras internas, mas isto foi há muito tempo. Já vai para mais de um séculos que essas coisas aconteceram. Hoje vivemos aqui uma guerra civil em que mais de 50.000 pessoas são assassinadas por ano.
    Sobre as guerras entre países, eu penso que elas existem porque os mentores das mesmas jamais tomam à frente das batalhas.
    Um abração daqui do sul do Brasil. Tenhas uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  4. Engraçado, também eu regressei no Vera Cruz e foi uma rica viagem. Imagina se me calhava outra vez o Niassa, o que me levou na viagem de ida, um verdadeiro ninho de pulgas!

    ResponderEliminar