domingo, 30 de outubro de 2016

"CUENTRADA"

Não sendo nenhum contrafeito,
para mim açorda de cuentrada
porque, eu gosto mais do tempero
com que a tempera a minha amada.

Cação de cuentrada,
dizem ser um bom manjar
quando no cuchão deitada
não se cansa de cucuchar.

Para comer até se fartar,
preparando o bom tempero
para a açorda bem temperar
cuentrada a tempo inteiro.

Cuentrada em todo o lado,
mais apreciada no Alentejo
com o melhor cação pescado
 na água corrente do Rio Tejo.

Onde é fácil de se encontrar,
confeccionada com perfeição
para quem a quiser saborear
terá de se deslocar a Mourão?
(Edumanes)

5 comentários:

  1. Também gosto muito de açorda, embora nunca a tenha feito com cação. Aliás eu gosto de tudo que leve coentros.
    E nunca fui a Mourão.

    ResponderEliminar
  2. Cuentrada ou coentrada deixaste-me a pensar se há malandrice nos teus versos.
    Li tudo duas vezes, mas não descobri nada. Sopa de cação já comi e gostei, açorda acho que não.
    Se o meu amigo e camarada fuzileiro (que Cação se chama) que vive no Maputo ler este comentário ... ainda me chama canibal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para comer a qualquer hora,
      a ela não lhe custa nada
      sabe que o seu amado adora
      faz sempre de cuentrada!

      Eliminar
  3. Mas a cuentrada não é o prato preferido da nossa Rosinha?

    Não me digas que já te ensinou a fazer essa açorda, lá debaixo do chaparro!

    Toma lá um abraço meu malandro.

    ResponderEliminar
  4. Realmente, meu amigo Eduardo, cação é muito bom. Imagino que o cação do vosso país é melhor.
    Um abração daqui do trópico. Tenhas uma boa semana.

    ResponderEliminar