quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

"CAMPO DE TRIGO"

Quando eu nasci com os meus pés descalços,
ainda agora estou aqui pensando cá com a minha mioleira
já os putos de pé descalço corriam atrás duma bola feita de trapos
enrolados em forma de novelo dentro duma meia!

Uns jogavam ao pião,
 outros tocavam realejo
comiam azeitonas com pão
pensando no queijo!

Todos os anos na primavera,
 homens e mulheres ceifavam o trigo louro
nas minas debaixo da terra
 os mineiros  em busca do ouro!

No campo o camponês,
na terra trabalhava
enquanto por sua vez
um alentejano mais sabido
em silêncio pensava!

Tentanto compreender,
porque é que aqui há tanto trigo
e ainda há gente pobre
de sol a sol trabalhando
passando fome
sem ter pão para comer!
(Edumanes)

10 comentários:

  1. Perfeito retrato de um Alentejo sempre marginalizado, infelizmente.

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. Outros tempos, que não voltam mais, em versos poéticos!
    -
    Que a tempestade passe, o sol volte a brilhar
    -
    Beijoe um dia feliz

    ResponderEliminar
  3. Um poema que nos faz refletir!

    Continuação de boa quarta, Edumanes

    ResponderEliminar
  4. Os meus pais ( pai falecido ) são alentejanos. Amo o Alentejo. Essa região sempre foi o parente pobre, sendo rico, de Portugal. A verdade é que me orgulho da minha costela alentejana. Joguem com bolas de trapos, Joguei (mal) ao pião, ceifei trigo.
    .
    Abraço… Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Azeitonas e pão alentejano?
    Já marchava!

    ResponderEliminar
  6. O celeiro de Portugal era também terra de caciques, verdadeiros vampiros que tudo comiam e só deixavam fome à sua volta.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  7. Uma belíssima lembrança de um passado que deixou saudades!
    Adorei ♥
    Amigo Edumanes desejo-lhe um fim-de-semana feliz e com saúde.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Eu já tinha lido isto, talvez no FB! Não sei é se tinha comentado, aquilo no FB é uma bosta, em 3 tempos desaparece tudo que lá deixamos.
    Agora, uma novidade, fizeram queixa de ti ao BLOGGER e eles trancaram a entrada com aquela mensagem a que já tive direito mais que uma vez. Admira-me como ainda não me fizeram o mesmo ao «Talho»!!!!

    ResponderEliminar
  9. Voltei aqui e já entrei como era hábito, a tal mensagem desapareceu!

    ResponderEliminar
  10. Are you in need of finance? we give out guarantee cash at 3% interest rate. Contact us on any kind of finance now: financialserviceoffer876@gmail.com whatsapp Number +918929509036 Dr James Eric Finance Pvt Ltd

    ResponderEliminar