quarta-feira, 22 de junho de 2022


ELA é o motivo da minha ausência,

 A esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como ELA, é uma doença degenerativa que provoca a destruição dos neurônios responsáveis pelo movimento dos músculos voluntários, levando a uma paralisia progressiva que acaba impedindo tarefas simples como andar, mastigar, falar ou respirar e, por isso, é considerada uma doença muito grave.

Ao longo do tempo, a doença provoca diminuição da força muscular, especialmente nos braços e pernas, sendo que, nos casos mais avançados, a pessoa afetada fica paralisada e os seus músculos começam a atrofiar, ficando menores e mais finos.  

A esclerose lateral amiotrófica ainda não tem cura, mas o tratamento com fisioterapia e remédios, como o riluzol, ajudam a atrasar a evolução da doença e a manter o máximo de independência possível nas atividades diárias. 

Ela é a doença que me levou ao internamento mo Hospital dos Lusíadas durante duas semanas ao fim das quais tive alta. Passados cerca de oito dias fui internado no Hospital de Vila Franca de Xira, onde permaneci cerca de dois meses. Tive alta numa Terça-feira e na Sexta-feira seguinte  com o covid regressei ao mesmo hospital onde permaneci três semanas. Perdi cerca de 25 kilos,  Fiquei só com a pele e os ossos. Estou a recuperar mas muito lentamente.

6 comentários:

  1. Boa noite de paz, Edumanes!
    Não está sendo fácil para a humanidade termos que nos prevenir da Covid fora as enfermidades próprias da idade e outros.
    Com Deus, vai vencer tudo devagar.
    Tenha saúde, paz e muita paciência para se recuperar bem de tudo.
    Abraços fraternos

    ResponderEliminar
  2. Espero que continue a recuperar, Edumanes!

    ResponderEliminar
  3. Fico muito contente que tenhas decidido vir até aqui dar-nos notícias. Não sabia que era ELA que te afligia, doença complicada essa. Espero que lhe consigas resistir e ir melhorando, pois a vida sem saúde é fraca coisa. Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  4. As melhoras amigo, A PDI lixa-nos de qualquer maneira. A mim calhou-me em sorte uma espécie de lúpus que me dá cabo do canastro e para ajudar agora estou com covid. Uma desgraça nuca vem só. Força meu amigo. Temos que continuar a lutar até que as forças nos permita. Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  5. Já estamos em Julho, compadre Eduardo!
    Diz qualquer coisinha para sabermos que continuas a respirar!

    ResponderEliminar