domingo, 17 de setembro de 2017

"FELOSA DAS FIGUEIRAS"

 Nas margens do rio torto,
 eu vi uma borboleta voando
com fama de ser preguiçoso
um alentejano trabalhando!

 Ouvi a filha da cabra berrar,
 recém nascido vi um perdigoto
  no vai e vem, a formiga sem parar 
 de papo p'ro ar, um gafanhoto!

De papo amarelo não vi lá o Papa Figo,
estava lá a Felosa empoleirada na figueira
como outrora, no Alentejo já não há trigo
mas, ainda, há boa pinga na Vidiguera!

 Terra do bom e muito azeite, Moura,
 para pôr no cafei, tiraram o i ficou azete
com a pressa tropeçaram na rasoira
para o chão entornaram o lete!
(Edumanes)

10 comentários:

  1. Isto é que é, ter inspiração. Até da pronuncia alentejana, faz poesia.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprendi a dizer cafei e lete,
      azete e não azeite, etc, e tal
      já usei fato-casaco e colete
      ceroulas e botas de cabedal!
      Pelo comentário, amiga Elvira
      obrigado. Viva o nosso Portugal
      viva gente boa que nele habita!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigado, pela sua visita,
      você gostou, fico contente
      Andreia, continue sorridente
      com o que de bom tem a vida!

      Eliminar
  3. Rimas à alentejana para um domingo á noite!
    Melhor não podia ser.
    Boa noite e pensa em mim que amanhã de manhã tenho que ir sentar o traseiro na cadeira do dentista. Espero que me tire as dores e não os dentes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Te desejo boa sorte, no dentista te aguentes,
      pois então, que te consiga tirar essas dores
      sem ser necessário de te arrancar os dentes
      boca sem dentes é como um jardim sem flores!

      Eliminar
  4. É verdade os amigos alentejanos têm uma certa aversão aos is.
    Gostei do poema.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, com os is,
      amigo Francisco e boa semana
      aqui continuo a ser um aprendiz
      porquanto, a verdade não engana!

      Eliminar
  5. Parabéns poeta! Que mais queres que te diga, és alentejano duma figa, com garra para a poesia, na minha figueira não são os papa figos que os limpam, mas sim os pardais de telhado e os melros, só tenho ordem de comer os do rés-do-chão, onde tenho um espantalho vestido com um fato de macaco vermelho.
    Com o meu abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos parabéns eu te digo obrigado,
      no lugar do espantalho, um político
      e coloca-lhe no pescoço um chocalho
      por ser macaco, será mais divertido?

      Eliminar