sábado, 25 de novembro de 2017

"CONCERTINA"

Quando outrora fui à festa,
da festa voltei dançando
agora aqui a estou ora essa
com saudades, recordando.

Aquela música que lá ouvi,
com as suas brilhantes teclas
todas as concertinas que lá vi
jamais me esquecerei delas.

Fui de noite e voltei a pé,
por uma estrada de terra
vi no mar um barco à vela
 navegando ao sabor da maré.

Não tinha lama, tinha poeira,
 no mês de Agosto aconteceu
 galinhas cararejavam na capoeira
de manhã quando o sol nasceu.

Bem à sua maneira repimpado,
lá estava o galo no, seu, poleiro
conduzia as ovelhas para o prado
o pastar na herdade do Pardieiro!

Com o cigarro na boquilha,
para o ar deitando fumaça
assim no campo era  a vida
enquanto a luz não se apaga
termino com esta quintilha!
(Edumanes)

9 comentários:

  1. Um grande aplauso! :-)) Amei

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Edumanes, Isto é o que se chama fechar cm chave de ouro.:)

    Hoje, um pequeno texto:[ Enquanto deslumbrava o meu imaginário, naquele banco, agora vazio.]

    Bjos
    Uma noite feliz

    ResponderEliminar
  3. No Minho não há festa sem concertinas, por isso escolheste o tema mais apropriado para mim. De resto é uma visão do Alentejo, como só tu sabes fazer.

    ResponderEliminar
  4. Lembrou-me os bailes aos domingos na Seca do bacalhau com a gaita do ti'António e a concertina do ti'Carlos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. E assim faz quadras de eleição um grande alentejano. Viva a concertina e os bailaricos que origina
    .
    { Não sei se a minha alma me é sincera }
    .
    Bom dia, votos de um domingo feliz.
    .

    ResponderEliminar
  6. Fizeste-me lembrar os tempos em que aprendi a dançar, nos bailaricos de rua aos domingos ao toque da concertina da minha prima que ainda hoje a conserva, acompanhada pelo namorado, (hoje marido), que tocava gaita de beiço, belos tempos que já se foram, hoje os jovens não sabem ser alegres, nem se sabem divertir! Uma grande maioria sabem beber até cair, outros divertem-se a dar pontapés nos mais fracos e outros filmam para o Facebook, que mundo é este? Que geração estamos a criar? Não sei.

    Bom domingo com o meu abraço meu amigo.

    ResponderEliminar
  7. Gostei do poema :)

    r: Obrigada e igualmente!

    ResponderEliminar
  8. Meu querido amigo Eduardo, sempre nos brindando com poema belos e profundos!
    Tenha uma excelente semana!

    ResponderEliminar