sexta-feira, 20 de julho de 2018

"CHANFANA"

Não é anedota, não é invenção minha, não se passou no Alentejo. Passou-se comigo próximo de Coimbra, cidade dos doutores e  dos amores!
 Nos anos noventa do século passado, numa viagem de trabalho, a norte do Rio Mondego-estrada Coimbra - Figueira da Foz!
Eram para aí umas duas horas da tarde, entrei num restaurante,  sentei-me numa cadeira junto d'uma mesa para almoçar. Cujo nome do restaurante de momento não me recordo!
Consultei a ementa no mesmo existente e pedi a um dos empregados para me servir chanfana,  o que   passados quatro - cinco minutos se verificou!
Quando já estava saboreando a dita, um indivíduo de etnia cigana, sentou-se numa cadeira junto de outra mesa ao lado
daquela onde eu estava!
Olhou para mim ao mesmo tempo que perguntou(...)Vizinho a chanfana está boa? Sem que eu tivesse tido tempo para responder, o dito indivíduo disse: Pela sua cara já vi que não está!!!

9 comentários:

  1. A melhor chanfana próximo de Coimbra é em Penacova, Miranda do Corvo, ou Vila Nova de Poiares! Diz quem sabe porque de vez em quando vou lá buscar aqueles tachos em barro onde ela é confeccionada, é comer e chorar por mais! E que vizinho tu foste arranjar tão longe!!!

    Da Figueira vai mais um abraço.

    ResponderEliminar
  2. E por falar em chanfana, essa caçoila faz-me falta, para a semana que vem.. Ok? Aqui também se faz bem .)!

    ResponderEliminar
  3. A Cidália chamou caçoila ao recipiente de barro onde foi servida a chanfana. Há que tempos não ouvia essa palavra!!!!
    Não sou grande apreciador de chanfana. Se calhar nunca encontrei uma que fosse bem confeccionada e com boa carne. Pode ser esse o problema!
    Bom fim de semana, compadre Eduardo!

    ResponderEliminar
  4. A nossa expressão facial é quase sempre mais rápida ahahah
    Confesso que não é das iguarias que mais aprecio

    Continuação de boa sexta*

    ResponderEliminar
  5. Oi amigo... Não entendi muito bem sua história mas parece que o prato não estava bom mesmo... Qdo for aí Alentejo peço para experimentar... Rsrs um abraço fica com Deus!

    ResponderEliminar
  6. r: Muito obrigada!
    Bom fim de semana também para si

    ResponderEliminar
  7. No ano de mil nove e troca p passo, teria eu uns 25/26 anos, numa viagem ao norte pedi chanfana. Tinha ouvido gabar tanto o prato. E gostei tanto que nunca mais tive vontade de repetir.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar