sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

"O PÃO ENGORDA"?

Dizem que o pão engorda! O que engorda é o conduto que se come com o pão. No Alentejo onde nasci e vivi até aos 21 anos de idade. Não me lembro de lá ter visto pessoas gordas. Fossem velhas ou fossem novas.  Cuja a alimentação era feita à base de pão, feito de farinha de trigo.  De manhã uma açorda, ou sopas de beldroegas,  ao meio dia, umas vezes massa com feijão, arroz e batatas, temperado com azeite puro mas pouco. Outras vezes pão e meia dúzia de azeitonas. À noite a ceia era quase sempre papas de farinha de milho. Quando fui para a tropa com 21 anos de idade pesava 57 Kgs.  Todos os dias comia pão e, ainda agora todos dias continuo a comer pão, mas, não é tão bom como era naquele tempo.  Só que agora é sempre bem acompanhado. Com chouriço de porco preto, queijo ou presunto.  Se não fosse esse contudo não pesaria cerca de 70 Kgs?

13 comentários:

  1. É tal e qual como dizes e eu sou uma prova viva disso mesmo. Pouco pão como, mas ataco no conduto e assim cheguei quase aos 120 Kgs. Agora mandaram-me cortar o pouco que comia, pão zero. O forte é comida de grilo e peixe ou frango, tudo aquilo que antes dispensava. Pãozinho alentejano com um bom chouriço de porco preto é o melhor que há.

    ResponderEliminar
  2. Olá Edumanes,
    Também sempre ouvi dizer que o que engorda é o que colocamos dentro do pão :)
    O pão de antigamente tinha mesmo outro sabor, que saudades.
    Votos de um excelente fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Claro está; O Pão não engorda. Que engorda é você! Loool. Claro o conteúdo do que se coloca dentro engorda mais que o pão!
    -
    --> Sonhos perdidos na inocência ...
    --> Momentos Zenn
    Beijo, e um excelente fim de semana

    ResponderEliminar
  4. olha... vai ver que você está certo! Porém o que engorda muito é a quantidade, se você comer meio quilo de pão puro, só pão, também vai engordar, a parcimônia nessas horas conta muito! Gostei do que li, vou dar umas pensadas... rssss
    Beijo, um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. É bem certo. Quando era nova comia muito mais pão que agora e nunca passei dos 47 Kg.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. O pão é mesmo uma das minhas perdições, confesso!

    ResponderEliminar
  7. Boa noite de paz, Edu!
    Todos gostamos muito de pao por aqui.
    Dois pãezinhos pesam na balança.
    Temos preferido os integrais.
    Bom os acompanhamentos nos lanches.
    Tenha um Dezembro abençoado!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderEliminar
  8. Srrssssssss...
    Eu sempre fui pesadinha, tinha 53/54, afinal o mal era de comer pouco pão... Srrssss...

    Já tinha 32 anos, quando uma senhora do alentejo me convidou para provar
    a açorda alentejana que eu nunca tinha saboreado... e preparou-a na minha
    frente para eu aprender... Adorei, e fiquei fã do pão alentejano...
    Ótimo fim de semana, Eduardo.
    Abraço
    ~~~

    ResponderEliminar
  9. Antigamente não havia tanta coisa com tantas "propriedades" açucaradas com sal etc...

    Hoje : Procuro no meu pensamento palavras tuas

    Bjos
    Votos de um óptimo fim - de - semana

    ResponderEliminar
  10. Concordo com a Larissa, os tempos eram outros e as alimentações eram bem mais saudáveis!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  11. Que dizer, meu amigo? Eu sou alentejana! Pão como-o e sei fazê-lo, com muito orgulho.

    Beijinho, compadre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde já, eu, agradeço amiga Ana,
      por favor coza mais um pãozinho
      a contar, aqui, com este seu vizinho
      não se esqueça comadre alentejana!

      Eliminar