terça-feira, 25 de agosto de 2020

"QUEM SAI AOS SEUS NÃO DEGENERA"

"Moça duma magana
sai mesmo à mãe dela.
Moço dum cabrão
sai mesmo ô pai dele"
Linguagem alentejana!

Mesmo que, agora, fosse um paraíso,
reclamavam na mesma os que lá estão
o Alentejo já foi terra de, muito, trigo
outrora considerado o celeiro da Nação!

Não somente em Portugal,
dessa no mundo há muita gente
que de tudo e de todos diz mal.
Cada um com os seus hábitos
Alentejo -  terra e gente
azinheiras e chaparros!
(Edumanes)

9 comentários:

  1. E boa comida e boa gente, acrescento eu.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  2. Ontem, fui dormir sem ver os teu chaparros
    Há muito que não fumo, nem charutos nem cigarros.
    E também há outras coisas que não faço, por exemplo, ir ao Alentejo. Que saudades!

    ResponderEliminar
  3. Muito triste ver só oliveiras no Alentejo....

    Beijinho, meu amigo

    ResponderEliminar
  4. Como adoro o Alentejo!

    Continuação de uma ótima quarta-feira

    ResponderEliminar
  5. Triste o que estão a fazer com o Alentejo.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  6. Alentejo, a terra dos meus paizinhos. Passei lá muitos verões na casa dos meus avós.
    Lindo poema.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  7. Preciso país Portugal al que adoro.

    Beso.

    ResponderEliminar
  8. Se ainda há lugares "puros" o Alentejo é um deles.
    Um abraço e continuação de uma boa boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  9. Gostei de sua poesia sobre um lugar que todo adoram.
    Um abraço.
    Élys.

    ResponderEliminar