quinta-feira, 15 de novembro de 2018

"VALE A PENA VER E OUVIR"

Da cepa de uma videira,
não para me emborrachar
bem sentado numa cadeira
não alérgico à trabalheira
fiz um cachimbo para fumar!

Para isso foi preciso ter habilidade,
tenho alguma, não me estou gabando
mas, se houvesse mais solidariedade
menos gente estaria protestando?

Quanto mais atafulhava de tabaco a fornalha,
mais parecia o comboio a deitar fumo pela chaminé
logo me fez lembrar, em Angola, do comboio Mala
sobre os carris entre as montanhas fazendo banzé!

Viajei nele de Silva Porto-Gare até à cidade do Luso-Luena,
nele regressei à cidade de Silva Porto-Gare, actualmente, Kuito
do que o Camacouve tinha mais luxo,  bem que valeu a pena
aquele pais que outrora foi colónia portuguesa ter conhecido!
(Edumanes)

8 comentários:


  1. Boa tarde:- Gostei do video e do poema. Sempre fabuloso nas suas publicações. Confesso que gostava de conhecer Angola, Moçambique, entre outras onde já estivemos a governar.
    .
    *Teu beijo, na Luz, de outra Vida *
    .
    Deixando um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Quer dizer, era uma espécie de «Comboio do Catur» como tínhamos no Niassa.
    Nas subidas mais íngremes tínhamos que descer e empurrar, senão não chegávamos ao Catur. E o vosso, em Angola, subia melhor?

    ResponderEliminar
  3. Passei para desejar uma boa quinta-feira, quanto ao video, estou com alguns problemas técnicos com o meu PC!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Meu marido também andou nele. Na comissão que fez sozinho no leste.Na que esteve comigo não saímos de Luanda, Ele esteve sempre no Comando Naval.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Não cheguei a andar, mas via-o passar!

    Beijos- Boa noite!

    ResponderEliminar
  6. Senti-me quase a viajar!

    r: Obrigada e resto de boa noite*

    ResponderEliminar
  7. A minha família paterna esteve sempre ligada aos comboios.
    E eu gosto imenso de viajar de comboio.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
  8. Um tema que me fascina os comboios e o video é muito bom e bem elucidativo.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar