sábado, 9 de novembro de 2019

"ESSAS NÃO ENGANAM"

Numa viagem incessante,
o teu regresso meu desejo
onde estás que não te vejo
juventude de mim distante!

Sejas feliz com as tuas vontades,
se para mim voltar não pretendes
enquanto de ti eu sinto saudades
será que por mim já nada sentes?

Por que não me acompanhas,
com as tuas coisas maravilhosas
olha que no Alentejo há bolotas
 tão doces são como castanhas!

Não te armes em sonsa,
se de sonsa não tens nada
contenta-te com os teus bens
se deles faz parte a mangonha
com a genica que, ainda, tens
será que te sentes cansada?

Só estou perguntando,
perguntar não ofende
em ti continuo pensando!

São Martinho está chegando,
não tragas vinho, traz antes carinho
por ti, eu aqui, estou esperando!
(Edumanes)

13 comentários:

  1. Mas bolotas também se comem? Adorei o poema!!

    -
    Se tentasse dar asas à minha alma quando vagueia
    Beijo e um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As bolotas da azinheira,
      elas são mesmo uma delicia
      delas para comer à sobremesa
      fazem-se doces, não é mentira!

      Quando descalço, eu, por lá andava,
      dando, alguns, pontapés nas pedras
      das azinheiras maduras as apanhava
      melhores do que sopas de beldroegas!

      Obrigado pela visita. Bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Áh alentejano duma figa, que tão bem poetizas, loool

    Gostei muito. Adoro a foto do cabeçalho

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alentejano de uma figa,
      bom cidadão português
      ao Alentejo não é mentira
      vou lá de quando em vez!

      Obrigado pela visita. Um abraço.

      Eliminar
  3. São bolotas ou boletas
    Diz-se de uma e outra maneira
    Tem calma e não adormeças
    Junto à minha cabeceira !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em cima da mesinha de cabeceira,
      coloca lá mas é a velha telefonia
      aquela caixinha feita de madeira
      que outrora as notícias transmitia!

      Bom fim de semana, Um abraço.

      Eliminar
  4. Também prefiro o carinho ao vinho. Que venha de lá o S. Martinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O dia de S. Martinho é para todos. O vinho, as castanhas, a água pé, e o carinho, é só para quem os tem.

      Obrigada pela visita. Bom fim de semana Andreia.

      Eliminar
  5. Edu,
    Que versos mais lindos!
    Adoro.
    Bjins de domingo
    CatiahoAlc. dos Blogs
    reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com
    delasdelesouviceversa.blogspot.com/
    http://frasesemreflexos.blogspot.com/
    http://reflexodalma.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Obrigado caro amigo Francisco. Para si um bom São Martinho também.

      Eliminar
  7. Belíssimo poema dedicado ao S. Martinho, amei ler!
    Beijinhos

    ResponderEliminar