sábado, 31 de outubro de 2020

"SUÍNOS NO MONTADO"

 
Lembranças do passado,
que fiseram parte
da minha, atribulada, infânia.
Sem ter para onde ir
lá do monte para onde fui levado
conta a minha vontade,
mais do que uma vez pensei fugir,
quando eu era criança.
De dia lavrei terra com a charrua
guardei suínos no montado
à noite frequentei a escola noturna.
Confesso que ainda agora
me sinto revoltado/magoado
mas, apesar da minha revolta,
recordo aquele tempo
com alguma tristeza,
no entanto reconheço,
também tinha a sua beleza!
(Edumanes)

11 comentários:

  1. Poema bonito. Era tudo tão diferente! :)
    **
    Olhar atento e saudoso...
    *
    Beijo, e uma excelente fim de semana.
    Fiquem em casa, se puderem! :)

    ResponderEliminar
  2. Por pior que tenha sido, nunca podemos esquecer a nossa infância. E a saudade faz parte dessa lembrança.

    ResponderEliminar
  3. Por muito difícil que seja a infância fica sempre algo de bom para recordarmos um dia quando adultos. Sou ribatejano, filho de pais alentejanos, e sei bem o que são os montados. Sempre gostei da vida do campo embora resida numa cidade
    .
    Bom fim de semana
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Há memórias que ficam coladas à nossa pele!

    Uma boa noite, Edumanes

    ResponderEliminar
  5. Infâncias muito duras, as que que se viveram no Alentejo, eu sei...

    Abraço carinhoso, bom domingo e feliz semana

    ResponderEliminar
  6. Foi a infância de muitos da mesma geração. Eu não guardei suínos mas vacas.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
  7. Lindo poema, triste, forte e verdadeiro.
    Apesar do quanto era tudo difícil, acredito que terá memórias que ainda o fazem sorrir :)
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Crónicas de um tempo não muito longínquo.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  9. A dura infância que passou, de certeza que o ajudou a ver a vida com outros olhos e a saber dar-lhe o seu devido valor.
    Sábias e verdadeiras palavras, adorei!
    Fique bem Amigo Edumanes, beijinho!

    ResponderEliminar
  10. Um lindo poema Edu.
    A infância por mais dura que tenha sido, não dá pra descartar. Vai estar sempre fazendo parte da nossa história.
    Boa semana, e um excelente mês de novembro. E o ano já se vai pro fim.
    Abraço!!

    ResponderEliminar