quinta-feira, 6 de maio de 2021

"TALEGO"

As flores são o tema,
o talego é o mote
à noite uma candeia acesa
colocada em cima duma mesa
alumia a casa do pobre!

Tento, mas, não consigo,
 esquecer a tristeza
no Alentejo havia muito trigo
mas, faltava pão na mesa!

Para o trabalho ia o Manel,
de manhã, a pensar na Maria
esqueceu o talego com o farnel
para comer naquele dia!

Quando ao fim do dia
 regressou do trabalho,
 açorda disse a Maria
para a ceia vou fazer,
 azeite,  poejo e alho
pão e água a ferver!

Lindas são as rosas,
cravos vermelhos também
são flores maravilhosas
que este jardim tem!

Perfumadas mais belas são,
rosas brancas ou encarnadas
cravos vermelhos foram então
colocados no cano das armas
Símbolo da Revolução!
(Edumanes)

10 comentários:

  1. Lembro-me de ser criança e o meu pai levar para o trabalho um talego igual.
    Os meus pais eram (falecidos) do Baixo Alentejo.
    Gostei muito de ler este poema sobre o dia a dia do Povo alentejano.
    .
    Abraço poético
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Lindas são as rosas,
    cravos vermelhos também
    são flores maravilhosas
    que este jardim tem!

    Boa noite de serenidade, amigo Edumanes!
    Poetando o pão nosso de cada dia e as lindas flores que até num casebre alegra o lar.
    A imagem do saco de odo lembra minha infância. Muito bonito.
    Gostei muito de me perfumar por aqui
    Tenha um final de semana abençoado!
    Abraços fraternos

    ResponderEliminar
  3. Uma açorda já marchava.
    Foi parte do almoço no último domingo.
    E que bem que soube.
    Abraço, bfds

    ResponderEliminar
  4. Uma salva de palmas para este belo poema! Nele não falta nada, nem o pão, nem o amor, nem a açorda nem a flor. São cravos e são rosas, lindas perfumadas maravilhosas! E até a Revolução de Abril teve aqui o seu merecido lugar também!
    Venham mais como este para montarmos uma colectânea para a tua história pessoal

    ResponderEliminar
  5. Adorei o poema tal qual o que é o Alentejo eu tenho muitos talegos pois uma prima minha agora os talegos são tudo para o turismo ela faz para vender e sabe que eu agora ando sempre com um meto lá as minhas coisas quando saio documentos carteira e depois coloco na mala tudo isso que escreveu faz parte de mim. Um beijinho um domingo muito feliz.

    ResponderEliminar
  6. Adoro uma açorda. E gosto do poema.
    Abraço, saúde e boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Olá Amigo Edumanes,
    Espero que esteja tudo a correr pelo melhor.
    Fantástico poema, a retratar muitíssimo bem o povo alentejano, parabéns!!!
    Votos de uma semana feliz, beijinho!

    ResponderEliminar