segunda-feira, 9 de setembro de 2019

"COMBOIO A VAPOR"

O compadre jaquim saiu de casa desnorteado.  À procura do seu cavalo russo, montado nele com o cachimbo na boca, deixando uma nuvem de fumo atrás de si, sem saber aonde o tinha deixado?
À beira do caminho, com a sua pelica vestida e ceifões, com o seu cão e o seu rebanho de ovelhas encontrou o compadre  Gervásio  da Portela do Lobo, encostado ao cajado. O qual comprimentou dizendo! Atã  compadre Gervásio,  como vai essa moenga?
Ora compadre Jaquim, não podia ir melhor do que tá indo. E o compadre Jaquim como é que tem passado?
Ó! compadre Gervásio, nã quera lá saber. Atã nã é que nã sê onde deixei o meu cachimbo que o não consigo encontrar em nenhum lado!
Ó! compadre Jaquim disse o compadre Gervásio, atã vossemecei tem o cachimbo na boca, está deindando fumo que até parece o combóio a vapor quando pela primeira vez chegou a Cuba!
Temho mesmo ou está mangando comigo compadre Gervásio, pois tem que eu estou vendo. Pois olhe compadre Gervásio se vossemecei nã  me dissesse eu nem acreditava!
Sabe que mais compadre Gervásio. Também nã sê onde está  o meu cavalo russo.
Nã sabe mesmo? tem a certeza disso compadre  Jaquim? Atã vossemecei está montado nele!
Pois, olhe campadre Gervásio, eu pensava que estava montado na égua da comadre Alzira!
A comadre Alzira era sua vizinha, viúva. Constou-se  que o marido, dela, caiu da égua bateu com a cabeça numa pedra, teve morte imediata!!!
(Edumanes)

7 comentários:

  1. Hoje passei primeiro pelo FB e lá encontrei esta história dos compadres.
    Muito distraído anda o compadre Jaquim, mas da égua da viúva não se esqueceu ele!!!
    Grande malandro esse compadre!

    ResponderEliminar
  2. Que dois homens distraídos esses! Mas o compadre Joaquim é bem espertinho! Uma boa semana para si!

    ResponderEliminar
  3. Um homem bem distraído.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  4. Há quedas que dão um jeitão :)))
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  5. Como diz o amigo Pedro há quedas que dão mesmo jeito, aproveito para desejar uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar