sábado, 14 de setembro de 2019

"DIA DE ANIVERSÁRIO"

No Aldeamento Muiei, distrito do Bié, capital Silva Porto-atualmente Kuito-Angola, 9 de Março de 1969, solteiro e bom rapaz, festejando o meu 27º.  com alguns dos meus amigos, dois dos quais são camaradas de profissão, O Paraizal, o Lourenço, com o seu filho bebé ainda de colo e sua mulher Dª. Lurdes, não visíveis na fotografia. Os restantes são militares do Exército integrados numa Companhia de Cavalaria, acantonada a cerca de 6 quilómetros.
Habitava numa casa de construção pau a pique, confortável, não era quente nem fria, mantinha uma temperatura agradável. Tinha de tudo menos WI-FI, por isso conversávamos uns com os outros. Porque se fosse como é atualmente, os convidados estariam cada um com o seu  iphone  nas mãos a pesquisar sabe-se lá o quê? Enquanto que eu estaria com a faca na mão à espera que terminassem as pesquisas para partir o bolo de aniversário.
No acima referido aldeamento, permaneci um ano  ao serviço  de Enquadramento de Melícias, o qual recordo com saudade, os seus habitantes gente humilde, o tempo que lá vivi.
Enquanto vejo o tempo fugir, deixando ficar para trás os enganos. Faz hoje quarenta 44 anos. Proveniente de Nova Lisboa-Angola, integrado no Quadro-Geral de Adidos, num avião da TAP, regressei a Lisboa, de onde no dia 12 de Maio de 1968, no Cais da Rocha  Conde de Óbidos tinha embarcado no Paquete Amélia de Melo, com destino a Luanda-Angola, à procura de melhor vida do que aquela que, aqui, tinha. levando, só e apenas comigo, tudo o que tinha numa pequena e única  mala de viagem.
Quando no dia 14 de Setembro de 1975, regressei como retornado muitos outros retornados já cá estavam reclamando de que tinham lá deixado ficar tudo. Mas, eu disso  não me queixava, porque fui para lá apenas com uma única mala de viagem e de lá regressei a Lisboa, com 6 mulheres, uma avó, duas mães e cinco filhas, 3 eram filhas da avó e duas eram filhas de uma das 3 filhas da avó, minhas filhas. Portanto, não me posso nem me devo queixar de que lá deixei ficar tudo, porquanto de lá trouxe mais do que para lá tinha levado!

13 comentários:

  1. Kkkk um texto muito bom :))

    Hoje:- Sentimento atroz. {Poetizando e Encantado}

    Bjos
    Votos de um óptimo Fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  2. Do dia 9 de Março de 69 até 14 de Setembro de 75 muitas coisas aconteceram na tua e na minha vida. Eu andei pela emigração e tal como tu. também eu retornei a esta terra para continuar com a vida que, por acaso, até me saiu melhor que a encomenda.

    ResponderEliminar
  3. 6 mulheres? Devia ter estatuto de sultão :)))
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Portanto, foi um bom regresso de bagagem cheia! Um excelente resto de fim de semana para si!

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de fotografias antigas, ainda que eu não goste tanto assim de pensar no passado, afinal a seta do tempo é para a frente. E tens razão, hoje em dia nos encontros todos em geral ficam com seus telefones nas mãos, o que muitas vezes é bastante irritante, na minha opinião, hoje em dia parece que fotografar é mais importante do que simplesmente viver o momento e guardá-lo na memória. Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Edu,
    Essa sua linda história
    Muito me faz refletir
    pois a cada novo desafio
    a vida pode sim
    nos sorrir
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  7. Não disse qual dos jovens era...
    Gostei de ver p arranjo floral que enfeitou a mesa do seu aniversário.
    E gostei muito da sua narrativa, sem tempo, voltarei para dizer a razão.
    Abraço, Amigo.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  8. Em meio as agruras e desafios podemos contabilizar os momentos de felicidade e como hoje evocar essas lembranças tão lindas de um belo capítulo da sua vida
    Uma bonita narrativa meu amigo
    Beijinhos e bom finalzinho de domingo

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde de paz e festa, Edu!
    Parabéns por fazer memória e escrever história, pois nos fazem falta num futuro próximo recordar só o bem...
    Tenha uma nova semana abençoada e feliz!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderEliminar
  10. Amigo eu estive em Silva Porto nessa altura. Dei aulas durante 3 anos.
    A minha filha nasceu lá em 72, em 73 partimos para Luanda.
    Abraço, Amigo.
    ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de ter estado no distrito do Bié, de Junho de 1968 a junho de 1969. Fui para Luando até Janeiro de 1970. De onde fui para a Chinhama, distrito do Huambo, onde estive até 1973. Nesse ano voltei para Silva Porto, pouco tempo depois fui colocado no Chinguar, onde permaneci até dia 12 de Setembro de 1975, dia em que segui para Nova Lisboa, de onde no dia 14 num avião da TAP, regressei a Lisboa.

      Eliminar