Nos anos 50 e 60 do séculos passado os ourives andam de bicicleta a pedal pelas aldeias e montes. No Alentejo montes são (casas distantes umas das outras). As bicicletas dispunham de um suporte colocado na parte de trás do selim, onde transportavam a mala com os artigos em ouro.
- Um dia ao nascer do Sol, um ourives saiu de Beja com destino a Baleizão, que fica acerca de 12 de quilómetros da cidade de Beja. À entrada de Baleizão havia uma taberna do lado esquerdo. O dito ourives parou junto da mesma, encostou a bicicleta à parede junto à porta da taberna, cumprimentou alguns alentejanos que se encontravam, no exterior, junto à taberna.
- De seguida entrou na taberna, junto do balcão cumprimentou o taberneiro, pedindo que lhe fosse servido um pedaço de pão com um naco de toucinho, para beber um copo de vinho tinto. Seria esse o seu almoço. Porque ao meio-dia era o jantar e à noite era a ceia. Depois de ingerida a pequena refeição, pagou e dirigiu-se para junto da bicicleta.
- E, qual não foi o seu espanto! Nem queria acreditar, ao ver que a bicicleta não tinha a roda da frente. Perguntou a uns compadres que permaneciam junto à dita taberna, se tinham visto quem roubou a roda da bicicleta? Olharam uns para os outros, todos ao mesmo tempo, responderam. Olha, olha, atã nã querem lá ver este agora. Atã vocemecei quando chegou além a curva já a não trazia. Tá além aquele cilindro há tanto tempo e ainda ninguém o levou!
Uma história muito bem contada!
ResponderEliminarParabéns. Gostei muito!
ResponderEliminarBeijos. Boa noite!
É a lógica da batata. Se não roubaram um também não podiam ter roubado o outro.
ResponderEliminarSó no Alentejo acontecem estas coisas!!!
Não percebi bem...
ResponderEliminarO ourives era equilibrista?!
Deixar o ouro na rua... que tempos eram esses?!
A que propósito veio o cilindro?
Se tiver paciência, explique-me...
Abraço, Amigo.
~~~
Tem lógica, se fosse roubo, com certeza não era a roda que iriam roubar!
ResponderEliminarBom fim-de-semana Edumanes!
Beijinhos
Faz sentido!
ResponderEliminarBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Gostei amigo Eduardo e aproveito para desejar um bom fim-de-semana.
ResponderEliminarAndarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados