quinta-feira, 3 de outubro de 2019

"A CURVA E O CILINDRO"

Nos anos 50 e 60 do séculos passado os ourives andam de bicicleta a pedal pelas aldeias e montes. No  Alentejo montes são (casas distantes umas das outras). As bicicletas dispunham de um suporte colocado na parte de trás do selim, onde transportavam a mala com os artigos em ouro.
     - Um dia ao nascer do Sol, um ourives saiu de Beja com destino a Baleizão, que fica acerca de 12 de quilómetros da cidade de Beja. À entrada de Baleizão havia uma taberna do lado esquerdo. O dito ourives parou junto da mesma, encostou a bicicleta à parede junto à porta da taberna, cumprimentou alguns alentejanos que se encontravam, no exterior,  junto à taberna.
      - De seguida entrou na taberna, junto do balcão cumprimentou o taberneiro, pedindo que lhe fosse servido um pedaço de pão com um naco de toucinho, para beber um copo de vinho tinto. Seria  esse o seu almoço. Porque ao meio-dia era o jantar e à noite era a ceia. Depois de ingerida a pequena refeição, pagou e dirigiu-se para junto da bicicleta.
      - E, qual não foi o seu espanto!  Nem queria acreditar, ao ver que a bicicleta não tinha a roda da frente. Perguntou a uns compadres que permaneciam junto à dita taberna, se tinham visto quem roubou a roda da bicicleta? Olharam uns para os outros, todos ao mesmo tempo, responderam. Olha, olha, atã nã querem lá ver este agora.  Atã vocemecei quando chegou  além a curva já a não trazia.  Tá além aquele cilindro há tanto tempo  e ainda ninguém o levou!

7 comentários:

  1. É a lógica da batata. Se não roubaram um também não podiam ter roubado o outro.
    Só no Alentejo acontecem estas coisas!!!

    ResponderEliminar
  2. Não percebi bem...
    O ourives era equilibrista?!
    Deixar o ouro na rua... que tempos eram esses?!
    A que propósito veio o cilindro?
    Se tiver paciência, explique-me...
    Abraço, Amigo.
    ~~~

    ResponderEliminar
  3. Tem lógica, se fosse roubo, com certeza não era a roda que iriam roubar!
    Bom fim-de-semana Edumanes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar